quarta-feira, 12 de abril de 2017

Propagandas Antigas: Leite de Rosas


Hoje trago para vocês a história de um produto de beleza clássico e com certeza vocês devem conhecer: o Leite de Rosas.
Eu uso e indico para aquele dia que você quer fazer uma limpeza profunda em sua pele. 
Leite de Rosas: a história de sucesso de uma família brasileira
A história do Leite de Rosas se confunde com a jornada de sucesso de tantas famílias brasileiras. A marca, que comemorou 85 anos em 2014, é uma das mais tradicionais e conhecidas do país. A história da empresa batizada com o mesmo nome de seu produto carro-chefe começou com Sr. Francisco Olympio de Oliveira, um seringalista, que se mudou do Amazonas para o Rio de Janeiro no início do século XX. 
Aos 52 anos, Francisco criou a fórmula de um cosmético feminino com a ajuda de um amigo farmacêutico. Ele não poderia imaginar que estava criando um verdadeiro ícone das famílias brasileiras, quando produziu a loção branca perfumada, em sua própria casa, no bairro de Laranjeiras, Zona Sul da cidade. Ele e a esposa produziram e embalaram as primeiras unidades da loção, que teve o primeiro registro datado de 1929, conferindo à empresa F. O. (de Francisco Oliveira) o direito de produzir e comercializar o produto batizado de Leite de Rosas.
O primeiro registro que confere à empresa F. O. de Oliveira o direito de produzir e comercializar o Leite de Rosas data de 1929.
Cinco anos mais tarde, a família se mudou para o Jardim Botânico, instalou a empresa na garagem de casa e contratou o primeiro funcionário. Para divulgar o novo produto, Francisco colava cartazes pelas ruas do Rio de Janeiro. Depois passou a anunciar nas rádios e a patrocinar artistas como Orlando Silva e Elza Marzulo. O visionário empresário foi o primeiro a usar mulheres de biquíni em propagandas e também homens. Carmem Miranda foi uma das estrelas que a marca teve como garota-propaganda.
Com o tempo, o produto, antes usado apenas para limpeza de pele, foi ganhando fama e passou a ser utilizado como desodorante, removedor de maquiagem e loção pós-barba. Nos anos 40, a primeira fábrica foi construída, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 1961, com a morte do fundador, o genro de Francisco Olympio, Henrique Ribas, assumiu o comando da empresa. Grande empreendedor, Henrique adotou estratégias que multiplicaram o potencial do produto. Na década de 80 a empresa deu vôos ainda maiores, investindo em novos mercados como Norte, Nordeste e Grande Rio.
Evolução da embalagem
Lindas propagandas!
E você usam ou já usaram Leite de Rosas?
Dê um "IT" na sua pele!

Um comentário:

  1. Legal Tina! Sou do Amazonas, da cidade de Itacoatiara, onde o Sr. Francisco Olympio de Oliveira foi prefeito, na década de 20. Depois que saiu do Amazonas implantou no Rio de Janeiro a fábrica do Leite de Rosas. Interessante ver que o Sr. Francisco Olympio era um líder nato e um notável empreendedor! E sua história cruzou literalmente o país de Norte ao Sudeste. Gostaria de ter algum contato com os seus descendentes para ampliar mais meus conhecimentos sobre esse notável empresário e cidadão brasileiro!

    ResponderExcluir