sábado, 8 de abril de 2017

14 Propagandas Antigas do Creme Nívea

A história da NIVEA começou com a descoberta revolucionária do Eucerite, o primeiro agente emoliente que possibilitou criar, pela primeira vez, uma emulsão estável desse tipo. Em 1900, o proprietário da pequena farmácia de manipulação Beiersdorf, fundada por Paul Carl Beiersdorf no dia 28 de março de 1882 e localizada na cidade alemã de Hamburgo, Dr. Oskar Troplowitz, que até então havia desenvolvido e produzido com sucesso as primeiras fitas adesivas técnicas e emplastros medicinais, além da primeira borracha adesiva, iniciou o desenvolvimento de um creme para pele baseado nessa emulsão, em intensa cooperação com o químico Isaac Lifschütz e o dermatologista Paul Gerson Unna. Isolado pelo Dr. Isaac Lifschütz, depois de décadas de intensa pesquisa, esse agente emoliente era baseado na cera retirada da lã de ovelha, e permitia que óleo e água fossem misturados e permanecessem juntos.

Antes dessa descoberta, os cosméticos eram baseados em gorduras animais e vegetais e se decompunham rapidamente. Reconhecendo o grande potencial cosmético desse inovador desenvolvimento, Lifschütz o chamou de Eucerite, “a cera da beleza”. Batizado como NIVEA (proveniente do latim niveus/nivea/niveum, que significa neve branca, semelhante à cor e a consistência do produto), foi introduzido no mercado no mês de dezembro de 1911, apresentado em uma caixa amarela, redonda e metálica, decorada com flores e ramos verdes no estilo art nouveau (Nova Arte, em francês), caracterizado por formas entrelaçadas e ornamentais encontradas na natureza. O slogan de lançamento que acompanhava o novo produto era “To preserve its beauty, its health and the freshness of its youth” (algo como “Para preservar a beleza, saúde e a frescura da juventude”).

A Primeira Guerra Mundial havia reduzido drasticamente a distribuição de cosméticos, que, devido às circunstâncias, tornaram-se supérfluos. A inflação desenfreada na Alemanha como resultado da guerra fazia com que, no final de 1923, uma lata de NIVEA custasse mais de 100 bilhões de marcos, uma quantia considerável para a época. Em 1924, foi tomada a decisão de renovar completamente a imagem da marca. O design da lata foi a mudança mais radical ocorrida. A delicada escrita cursiva e a extremidade extravagante em um fundo amarelo foram substituídas por uma lata azul com NIVEA CREME escrito em letras maiúsculas brancas, além de conter a seguinte frase: “With the large air, at the city, Nivea for the care of the skin creams”. Mas foi no ano seguinte que ganhou o seu universo cromático tal e qual nós o conhecemos nos dias de hoje.

Fonte:
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/nivea-branco-como-neve.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário